II Festival de Ópera de Guarulhos – FOG
Desde as primeiras Temporadas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, há quase 20 anos atrás, o interesse da cidade pela Ópera é algo que se tornou muito claro. Nesses anos todos, desde o primeiro Elisir D’Amore, em 2006, quinze espetáculos diferentes foram criados, envolvendo desde a montagem de obras clássicas como a Traviata de Verdi, a Carmen de Bizet e a Cavalleira Rusticana de Mascagni até primeiras audições nacionais como O Consul de Menotti, Vanessa de Samuel Barber e Rusalka, de Dvorak.
Com respaldo da grande repercussão que as produções foram ganhando, surgiu em 2021 o FOG, Festival de Ópera de Guarulhos. Já na primeira edição, 3 espetáculos diferentes foram oferecidos para a plateia, e o público que voltava do período de isolamento sanitário iniciado em 2020 compareceu de forma vigorosa.
Com a conquista de uma sede própria para as orquestras no ano de 2022, o Festival passou por reformulação, e volta agora em 2023 com força total. Serão três produções de ópera diferentes, cada uma ambientada em um espaço específico. Em nossa nova sede, o Teatro Padre Bento, apresentaremos uma obra que há muitos anos não é encenada no Brasil e que acreditamos ser de alta relevância na exploração das diferentes recursos que um espetáculo lírico oferece, a Médium, de Giancarlo Menotti.
No teatro Adamastor, que foi palco do surgimento tanto da Orquestra Jovem quanto da Orquestra GRU Sinfônica, faremos uma obra consagrada, de caráter cômico, fruto de uma parceria com a série de concertos Astra-Finamax de Jundiaí. Será o Gianni Schicchi, de Puccini.
Reforçando o aspecto pedagógico que é tão fundamental em toda a atuação que desenvolvemos na cidade, o festival terá também uma montagem criada especialmente para circular nos diversos CEUs da cidade. Trata-se da Chapeuzinho Vermelho, de Cesar Cui, cuidadosamente adaptada para o português e estruturada em uma encenação própria para a exploração de novos espaços cênicos.
Finalmente, dando continuidade às experiências bem sucedidas de concursos para piano, instrumentos de corda e instrumentos de sopro que fizemos nestes últimos anos, faremos em 2023 um concurso para cantores líricos, o 1o GruCanto, o único na América do Sul cuja final se dará com acompanhamento da nossa orquestra profissional, a GRU Sinfônica.
Estamos, enfim, bastante felizes de poder oferecer para Guarulhos e para o mundo lírico esse leque de atividades, mostrando que o Festival de Ópera de Guarulhos é uma conquista que veio para ficar!
A Médium – Menotti
06/10 às 20h e 07/10 às 17h – Teatro Padre Bento
Gianni Schicchi – Puccini
22/09 às 20h e 24/09 às 16h – Teatro Adamastor
Chapeúzinho Vermelho – Cui
Espetáculo itinerante pelos CEUs de Guarulhos
Final do I Concurso GRU Canto
20/08 às 16h – Teatro Padre Bento